top of page
Buscar
  • Foto do escritorIngrid Soares

4 Músicas Mais Pedidas com Instrumentos Que Não Devem Ser Trocados

Muitas noivas ficam na dúvida de quantos músicos e quais instrumentos é o ideal para o repertório escolhido. Algumas pensam em economizar e contratar poucos músicos sem considerar o repertório escolhido. Como assessor musical, nosso papel é alertar a noiva que a qualidade pode se perder. Por isso, listei abaixo as 4 músicas mais pedidas com instrumentos que não devem ser trocados.


1- Bolero de Ravel – Sem dúvidas, essa é a primeira música que vem à mente quando se pensa nesse assunto. Vou colocar um link dessa música <aqui> para vocês terem uma ideia da grandiosidade da obra. Por isso vamos deixar bem claro que essa música precisa de percussão para manter a característica principal dele. A percussão é a alma da música, é a batida cardíaca da música, tirando isso seria um grande desrespeito a Ravel.

2- Marcha nupcial de Mendelssohn – Sempre digo que essa peça é o grande divisor de águas quando a noiva começa a organizar o repertório. Se você quiser a marcha, ela precisa de trompete e um som de órgão, no mínimo. Por isso, sempre indico um pacote que inclua esses instrumentos.

3- All You Need is Love – Tivemos uma noiva bem rock & roll e ela queria tema dos Beatles. Achei muito legal na teoria colocar essa música na saída, mas aí começamos a pensar: essa música precisa de uma orquestra com trombone e trompete, não tem como ficar legal com poucos instrumentos. Por isso a noiva optou em tirar essa música do repertório.

4- As Quatro Estações de Vivaldi – Aliás, não tem como incluir nenhuma peça de Vivaldi sem ter cordas: violino, violoncelo, etc.


Sim, é possível achar versões dessas músicas com outro tipo de instrumentos, mas não fica legal. Quando se faz uma versão, essa versão precisa honrar o sentido original do compositor assim como se adapta um filme. Quantas pessoas não reclamam que um filme não honrou o livro que foi usado como base? Na área musical não é diferente. É claro que cada adaptação será diferente, e deve ser diferente, pois somos humanos e não robôs mas a intenção deve permanecer.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page